Faça você mesmo.

Brincadeira é coisa séria!!!

Brincadeira é coisa séria, pois brincando, a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano se expressa; desta maneira percebe-se a importância do brincar como forma da criança expressar-se e desenvolver suas habilidades de criação, de relacionar-se e de interagir.
A maneira lúdica de aprender na educação infantil é de extrema importância, pois leva o aluno a sensações e emoções fundamentais para o seu desenvolvimento. Afinal, brincando a criança forma sua personalidade e aprende a lidar com o mundo. Assim, pelo fato da brincadeira estar ligada ao desenvolvimento infantil, também deve estar inserida no contexto escolar com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem.
 O brincar na educação infantil, muitas vezes tem sido um segundo plano, ou usado apenas como forma de entretenimento ou para ocupar o tempo ocioso das crianças.
A brincadeira é uma maneira surpreendente de aprendizagem, além de promover a integração entre as crianças. Nesta fase, a criança está sempre descobrindo e aprendendo novas coisas, é um ser em criação, o brincar nessa fase é fundamental. 
A maioria dos adultos, incluindo pais e professores, está preocupada apenas com o aspecto pedagógico. Para estes, a escola representa um lugar sistemático de aprendizado, enquanto consideram jogo, brinquedo ou brincadeira simplesmente um lazer. Dentro desta perspectiva, pedimos  pais e educadores faça uma reflexão, fazendo com que os mesmos adotem uma postura que transforme sua visão em relação ao lúdico como forma de aprendizagem.
A escola de educação infantil é um lugar para se brincar e aprender.  Uma vez que o mesmo visa estabelecer as relações da criança com o brincar, verificando os fatores do ato de brincar que levam ao desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança.


Referências:
 1  Aluna do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da FAC-São Roque.
 2 Mestre em Educação pela UNESP. Professora Orientadora. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 5 – nº 1 - 2014 2 seu desenvolvimento social e cognitivo.

3 http://www.uninove.br/marketing/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Natali.pdf

0 comentários:

Postar um comentário